sábado, 5 de abril de 2008

A Estrutura da Investigação

A maior parte dos Projectos de Investigação tem uma estrutura global semelhante.

O Processo de Investigação, normalmente, inicia-se pela definição da área geral de interesse, materializada pelo problema que o investigador pretende estudar.

Mas, para que o estudo seja possível, há que restringir o âmbito da análise, formulando uma questão que possa ser razoavelmente estudada num Projecto de Investigação. Isto implica a formulação de uma hipótese ou de uma questão nuclear.

Em seguida, o investigador passa à operacionalização do projecto, a que se segue a observação e análise dos dados, os quais, após interpretados, permitem a obtenção de conclusões.

Com base nas conclusões do Projecto de Investigação, poderá ser possível generalizar ou até passar à sua aplicação na realidade.

Os principais elementos dum estudo causal são os seguintes:
  • O problema a investigar;
  • A questão à qual há que dar resposta;
  • O programa (causa);
  • As unidades;
  • Os resultados (efeito);
  • O desenho do estudo.
Adaptado de:
Structure of Research, In Social Research Methods: Knowledge Database

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Esboço das Fases e Etapas dum Projecto de Investigação

Na sequência da pesquisa, análise e debate, ao longo da semana, no fórum da Unidade Curricular, relativamente a esta Temática, e com vista ao estabelecimento dum Guião para o efeito, esbocei a seguinte estrutura para as várias Fases e Etapas do Projecto de Investigação:

FASES e ETAPAS dum PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

FASE de RUPTURA

  • Escolha/selecção da área de estudo/investigação (linha de investigação);
  • Identificação do assunto/tema a estudar/investigar;
  • Enquadramento e justificação da relevância do estudo/investigação;
  • Definição dos objectivos do estudo/investigação;
  • Exploração/Pesquisa (leituras preliminares e entrevistas exploratórias);
  • Revisão bibliográfica sobre a área de interesse;
  • Identificação/Definição da Problemática a estudar/investigar (definição do problema e formulação de hipóteses);
  • Definição das questões que irão nortear a investigação e às quais se pretende dar resposta.
FASE de CONSTRUÇÃO

  • Estabelecimento/Definição do tipo de Paradigma de Investigação que serve de referência ao estudo/investigação;
  • Definição da Metodologia de Estudo/Investigação a utilizar;
  • Identificação da natureza e delimitação da amostra sobre a qual incidir o estudo/investigação;
  • Identificação das variáveis do estudo/investigação;
  • Definição do desenho do estudo/investigação:
    => Construção do modelo de análise;
    => Construção do modelo de análise;
    => Definição do modo como o estudo/investigação será operacionalizado(a) (técnicas de investigação a utilizar);
    => Definição do modo como o estudo/investigação será conduzido(a) (recursos humanos, materiais e calendarização do projecto, incluindo project review milestones).
  • Planeamento da recolha, análise e interpretação dos dados:
    => Definição do processo/modo como os dados serão recolhidos (técnicas e instrumentos de recolha dos dados);
    => Definição do processo/modo como os dados serão analisados (técnicas de análise e modelo de análise);
    => Definição do processo/modo como os dados serão interpretados (técnicas e modelo de interpretação).
FASE de VERIFICAÇÃO

  • Observação e Recolha dos dados;
  • Tratamento e Análise dos dados;
  • Interpretação dos resultados obtidos.
FASE de CONCLUSÃO

  • Resultados do Estudo/Investigação (validação das hipóteses formuladas e respostas às questões colocadas no início do estudo/investigação);
  • Conclusões do Estudo/Investigação;
  • Elaboração do Relatório Final do Estudo/Investigação.
----------

FASES de FOLLOW-UP dum PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

FASE de AVALIAÇÃO

  • Avaliação do Projecto de Investigação (pode ocorrer ao longo do projecto).
FASE de APLICAÇÃO

  • Generalização/Aplicação dos Resultados do Estudo/Investigação.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Objectivos da Investigação Educacional



A Investigação Educacional tem cinco objectivos principais:

- Exploração: corresponde à tentativa de gerar ideias acerca de alguma coisa;

- Descrição: corresponde à enumeração e exposição das características de alguma coisa ou de algum fenómeno;

- Explicação: pretende mostrar como e porquê um determinado fenómeno ocorre da maneira que ocorre. Se se estiver interessado em causalidade (ligação dos efeitos às suas causas), então há interesse na explicação;

- Predição: este é um objectivo essencial quando a finalidade da investigação é a de antecipar, com rigor, o que pode acontecer no futuro. As "ciências avançadas" têm a capacidade de fazer predições mais rigorosas do que as modernas "ciências sociais e comportamentais";

- Influenciar: envolve a aplicação dos resultados da investigação, tendo em vista causar um determinado tipo de impacto sobre o "meio" onde se pretendem obter determinadas alterações/mudanças, por via dessa aplicação.

Consoante um destes objectivos se assuma como o objectivo primário da Investigação, assim esta poderá poderá designar-se, respectivamente, por investigação exploratória, investigação descritiva, investigação explicativa, investigação preditiva ou investigação demonstrativa.


Adaptado de:
Johnson, B. & Christensen, L. (????). Educational Research: Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches (Chapter 1).

O Projecto de Investigação e as suas Etapas

Segundo Fortin (1999: 374), por Projecto de Investigação entende-se a "etapa preliminar duma investigação científica, no decurso da qual é necessário estabelecer os limites do objecto de estudo e precisar a maneira de realizar cada uma das etapas do processo de investigação".

O Projecto de Investigação desempenha um papel fundamental na transmissão escrita do que se pretende realizar, enquanto etapa de uma investigação em que se estabelece detalhadamente o objecto de estudo e o planeamento da pesquisa.

Cada etapa do Projecto de Investigação tem uma pertinência, um significado e insere-se numa sequência própria e adequada, correspondendo a determinada actividade ou actividades, de planeamento, execução ou avaliação.

Por tudo o que já foi sendo referido, etapas como as seguintes, constarão normalmente dum Projecto de Investigação:

  • Identificação/Definição da Problemática a estudar/investigar
  • Enquadramento e Justificação da relevância da investigação
  • Pesquisa e Revisão Bibliográfica
  • Definição das Questões que irão nortear a investigação e às quais se pretende dar resposta
  • Calendarização do Projecto
  • Identificação do Paradigma de Investigação que servirá de referência à mesma
  • Definição da Metodologia de Investigação
  • Delimitação da Amostra sobre a qual vai incidir a investigação
  • Definição do Processo e Técnicas de recolha de dados
  • Identificação dos Instrumentos a utilizar na recolha dos dados
  • Indicação do modo como os Instrumentos de recolha de dados serão utilizados
  • Definição das Técnicas de Análise dos dados recolhidos
  • Construção do Modelo de Análise
  • Observação e Recolha dos dados
  • Tratamento e Análise dos dados recolhidos
  • Interpretação dos dados recolhidos
  • Conclusões (respostas às questões colocadas no início da investigação)
  • Avaliação do Projecto de Investigação

Referência:
Fortin, Marie-Fabiene (1999). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.

Metodologia básica em Investigação

Em termos elementares, a Metodologia em Investigação deve observar os seguintes passos e a seguinte sequência:

1º. Identificação do assunto a investigar

  • Questões colocadas pelo investigador;
  • Investigabilidade do problema;
  • Pertinência em termos de consumo de recursos na Investigação;
  • Revisão bibliográfica;
  • Definição das hipóteses a comprovar ou às quais há que dar resposta.
2º. Identificação das variáveis a estudar

  • Identificação das variáveis;
  • Classificação das variáveis segundo a sua escala de medição;
  • Identificação do(s) procedimento(s) para medição da variável;
  • Posicionamento da variável no design do estudo ou da Investigação.

3º. Identificação da população e da amostra a estudar/investigar

  • Definir a unidade de observação;
  • Definir a dimensão da amostra.

4º. Definição do design do estudo/investigação

5º. Planeamento da recolha e análise dos dados

6º. Interpretação dos resultados

7º. Elaboração do relatório de estudo/investigação
(contendo as conclusões)

A sequência apresentada apoia-se no Manual de Investigação e Estatística existente para download no Portal de Saúde Pública.

Revisão Bibliográfica em Projectos de Investigação

A revisão bibliográfica, apesar de não constar como etapa na grande maioria dos esquemas que ilustram o modo como um projecto de investigação se estrutura e sequencia, é um procedimento importante na fase inicial da elaboração de qualquer processo de investigação.

A revisão bibliográfica tem os seguintes objectivos:
  • Averiguar se já existem respostas, publicadas, às questões colocadas para investigação, a fim de se decidir sobre a pertinência de repetir (ou não) uma investigação com objectivos idênticos;
  • Averiguar quais os métodos utilizados em investigações similares, de forma a decidir qual o melhor método a utilizar;
  • Diferenciar quais serão as variáveis de exposição, as variáveis de resposta e as variáveis interferentes (que deverão ser identificadas logo no início do estudo através do que já é sabido sobre o assunto). Isto possibilitará fazer um adequado desenho do estudo, de forma a controlar estas variáveis, evitando que as mesmas causem "ruído" sobre os resultados.

A revisão bibliográfica deverá ser efectuada, em primeiro lugar, nos livros de texto e tratados, de forma a enquadrar o melhor possível o problema a investigar. Mas é também obrigatório ler aquilo que há de mais actual sobre o assunto, o que só se encontra em revistas periódicas ou através da consulta de teses de doutoramento ou dissertações de mestrado, quer através da Internet, quer em bibliotecas. Contudo, nesta pesquisa há que ser criterioso, a fim de que não haja dispersão.

O website Revisão Bibliográfica serviu de referência a este post e, dada a sua relevância para a temática em estudo, foi adicionada aos recursos deste webfolio, na secção "Documentos vários no contexto da Investigação Educacional".

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ainda sobre as fases do Processo de Investigação...

No seguimento da pesquisa que tenho vindo a efectuar, com vista à elaboração dum guião relativo às fases dum Projecto de Investigação, encontrei disponível online um estudo-investigação, no domínio educacional, cujo objectivo é o de "compreender o impacto da formação no desenvolvimento profissional das educadoras e na qualidade das práticas na educação de infância".

Por constituir uma excelente referência, este estudo-investigação, conduzido sob a orientação e o apoio científico da Professora Doutora Júlia Oliveira-Formosinho, foi já adicionado à secção de recursos "Documentos vários no contexto da Investigação Educacional" deste blog.

É um estudo-investigação particularmente interessante porque, o modo como se encontra estruturado, é bem ilustrativo das fases a que deve obedecer um Projecto de Investigação Educacional.

A metodologia definida para a investigação em causa, articula-se do seguinte modo:
  • Estabelecimento do tipo de paradigma de investigação que serve de referência à investigação (qualitativo, no caso em apreço)
  • Definição dos objectivos da investigação
  • Definição do modo como a investigação será operacionalizada
    ..........Observação directa
    ..........A entrevista
  • A definição do modo como a investigação será conduzida
    ..........O grupo de investigação
    ..........O tempo de investigação
  • A definição do modo como os dados serão apresentados
  • A definição do modo como os dados serão analisados
  • A definição do modo como os dados serão interpretados
  • Conclusões da investigação

Convirá acrescentar que, no caso de Projectos Educacionais, deverão estar igualmente previstas as componentes de "project review" e "avaliação".

Etapas dum Projecto de Investigação: elaboração de um guião

Ontem, 31 Mar 2008, iniciou-se uma nova fase no desenvolvimento da Temática relativa ao Processo de Investigação, com a divisão da Turma em Equipas, tendo por objectivo a elaboração de um guião que estabeleça às etapas de um Projecto de Investigação.

A Equipa a que pertenço é a Equipa Azul, que é composta, para além de mim, pela Alice, pela Célia, pela Júlia e pelo Paulo.

Na orientação para a actividade, foram-nos deixadas algumas "questões/pistas", as quais, utilizando por referência a análise da dissertação "As TIC no Jardim de Infância: contributos do Blogue para a Emergência da Leitura e da Escrita", de Ádila Ferreira Lopes, com o objectivo de identificar as fases do processo de investigação usados, indiciam a ordem pela qual ocorrem (e quais são) as etapas dum Projecto de Investigação.

As questões foram as seguintes:

- O problema formulado na investigação é apresentado claramente?
- É apresentada uma revisão bibliográfica?
- Há elementos relativos à planificação da investigação?
- Quais são os elementos referenciados sobre o estudo empírico?
- São identificados os instrumentos de recolha de informação?
- Quais os procedimentos de análise dos dados?
- É possível identificar as conclusões da investigação?
- Qual o paradigma em que se insere a investigação?

Estas questões estão directamente relacionadas com algumas das fases e etapas por que deve passar qualquer processo de investigação, independentemente do método de investigação utilizado.

A actividade de debate e construção colaborativa do guião em causa, irá decorrer até dia 06 Abr 2008, já que no dia seguinte terá de ser apresentado em fórum, para que se possa passar à fase seguinte, a de debate.

A título introdutório, já tinha abordado este tema no blog aqui. Veremos o que o debate e a pesquisa em equipa irá acrescentar e alterar sobre os resultados do estudo individual.

Vai ser mais uma semana interessante!

domingo, 30 de março de 2008

Balanço da semana: 23 Mar 2008 - 30 Mar 2008

Passada uma semana desde a data de criação deste blog, é chegada a hora de fazer o primeiro de vários balanços semanais, ao longo do tempo em que decorrer a Unidade Curricular de Investigação Educacional.

Um blog com estes requisitos, características e objectivos, é, para além dum diário e dum fiel companheiro de estudo (sempre lá, pronto para nos ajudar no nosso percurso e para nos dar ideias, atrás de ideias, algo que é essencial em Investigação e que decorre da capacidade de se ser criativo), uma excelente ferramenta de trabalho (neste caso, uma ferramenta de estudo).

Como ferramenta de trabalho "personalisável", este blog, mesmo sem o afirmar explicitamente, dirá muito de mim ao leitor... como sou, como encaro os desafios, como tento fazer sempre melhor, como tenho gosto e motivação naquilo que faço, como me preocupo com o sentido estético mas sem que isso afecte a funcionalidade e, entre outros aspectos que poderia aqui acrescentar, como gosto de aprender sempre mais, já que a minha sede de conhecimento é insaciável. Será, talvez, por isso que gosto praticamente de todas as áreas científicas.

Também adoro o debate e gosto de debater qualquer assunto da vida da sociedade, nacional ou internacional. É através do debate que evoluímos, pois ele obriga a que nos superemos pela justificação das posições que defendemos, tendo também de aceitar a desconstrução de algumas posições pessoais, para as voltar a reconstruir, pois niguém detém a verdade absoluta e, afinal, é assim que o conhecimento se vai construindo, consolidando e alargando, cada vez mais, os seus já infinitos horizontes.

Também adoro escrever... ainda não me dediquei completamente a essa faceta que comecei a descobrir recentemente, mas espero vir a fazê-lo em áreas que me interessam particularmente e nas quais espero, inclusivamente, ao nível do 3º. ciclo (Doutoramento, igualmente no ramo das Ciências da Educação), que conto perseguir depois da conclusão deste Mestrado.

Foi pois com este espírito, com esta finalidade e com o objectivo de o dotar como sendo a melhor ferramenta de estudo possível, que criei este blog e o fui melhorando (na minha óptica) ao longo da semana, dotando-o de todos aqueles que eu considerei como sendo recursos essenciais e de, outros, que não o sendo, não deixam de fazer sentido como fazendo parte de qualquer blog. Mas, como é óbvio, a focalização é, e será, em tudo o que diga respeito à Investigação Educacional, sendo o resto complementar e/ou acessório.

Nesse sentido, e de acordo com a Temática 1 (O Processo de Investigação) da Unidade Curricular, segui o percurso indicado nas orientações dadas para a mesma, não sem antes, por sentir essa necessidade, tecer algumas considerações sobre o que une e o que separa os conceitos de Investigação e Pesquisa.

Em seguida, abordei, sucessivamente, os paradigmas de Investigação em Educação, os métodos de Investigação em Educação e a maneira como estes se relacionam com os paradigmas respectivos, as fases e etapas do Processo de Investigação. Por ter sentido que podia ennriquecer a abordagem aos paradigmas de Investigação em Educação, retomei o assunto para introduzir o conceito de paradigma sociocrítico, de acordo com a perspectiva da Professora Doutora Maria do Rosário Pinheiro, Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O último artigo colocado, no contexto desta temática, foi o relativo à avaliação de Relatórios de Investigação, uma matéria particularmente pertinente no que diz respeito à Investigação Educacional, onde, mais do que a checklist fica a descrição de quais os aspectos essenciais nas várias fases da Investigação (Preparação, Procedimentos, Resultados e Avaliação).

Tentarei manter uma postura de utilidade desta ferramenta de estudo, não só para mim mas também para todos os que entendam visitar este webfolio, na prática, um portfolio sob a forma de web blog, pois isso exigirá mais da minha parte na abordagem que efectuarei a esta Unidade Curricular, ao longo do seu percurso. Quando algo é público, isso acrescenta compromisso, responsabilidade e desafio, e é nesse registo que me quero situar, sabendo, de antemão, que posso fazer sempre melhor, mas com a consciência de que aquilo que vai sendo feito a cada momento, é suficientemente bom para poder ser partilhado online.

Esta semana serviu para pesquisar, para explorar, para me integrar naquilo que é importante para efeitos da compreensão e percepção do que é o Processo de Investigação. Foi uma semana de estudo individual, que será agora complementada com a passagem a uma fase de trabalho em equipa, na qual iremos elaborar, de modo conjunto, um guião contemplando as etapas do Processo de Investigação, não esquecendo, decerto, aspectos como:

- A apresentação clara do problema formulado na investigação;
- A apresentação da revisão bibliográfica;
- Elementos relativos à planificação da investigação;
- Elementos referenciados sobre o estudo empírico;
- Identificação dos instrumentos de recolha da informação;
- Procedimentos para análise dos dados;
- Identificação das conclusões da investigação;
- Qual o paradigma em que se insere a investigação.

Passemos então à fase seguinte.

Votos de uma boa semana!